O primeiro Detector de Metais do mundo foi desenvolvido em 1881 por Alexander Graham Bell, tinha como objetivo, a priori, localizar um projétil alojado no presidente da época James Garfield. Embora ele não tenha obtido êxito na tentativa de salvar o presidente dos Estados Unidos, o equipamento que ele inventou passou a ser um modelo a todos os demais detectores que foram sendo desenvolvidos.
Atualmente existem no mercado diversos modelos de Detectores de Metais, mas um em específico está presente na vida de todas as pessoas: o Detector de Metais para Indústria Alimentícia. Ele é essencial na linha de produção de fabricas de alimentos, uma vez que o mesmo identifica micro metais, que caso sejam ingeridos, podem causar grandes problemas no organismo do consumidor. Diferentemente do primeiro detector desenvolvido por Graham Bell, os utilizados hoje em dia possuem tecnologia avançada, onde o sinal recebido é processado de forma precisa resultando na detecção dos metais. Além disso, contam com acompanhamento técnico e normas regulamentadoras, possibilitando que os resultados sejam seguros e confiáveis.
A realização da calibração e certificação dos Detectores de Metais inseridos na Indústria Alimentícia, é um importante componente para que seja possível atingir os padrões de qualidade exigidos pelos órgãos regulamentadores. A calibração é realizada por meio de testes que comprovam o desempenho e a precisão dos sistemas de detecção, sendo possível garantir a detecção de ferro, inox, cobre e alumínio.
Em 28 de Março de 2014 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou a RDC n° 14 que regulamenta o limite de tolerância sobre matérias estranhas microscópicas em alimentos e bebidas, segundo esse dispositivo legal, para os contaminantes metálicos a tolerância deve ser de 2,0 mm em todos os produtos alimentícios.
Visando a necessidade da indústria em se adequar as normas regulamentadoras e garantir qualidade ao consumidor, o Grupo C.I.J desenvolveu um mecanismo de calibração e certificação de Detectores de Metais para a Indústria Alimentícia, que conta com a aplicação dos conceitos do HACCP, ISO22000 e ISO22005. Esse mecanismo oferece a análise de funcionamento e performance do Detector de Metais, a calibração e ajustes para obter o melhor desempenho, a conferência dos pontos críticos de detecção e sensibilidade e conferência dos aspectos físicos, elétricos, eletrônicos e malha de aterramento.
Possuímos atualmente, uma equipe especializada em Certificação e Calibração de Detectores de Metais, sendo assim, atendemos a todos os modelos e marcas nacionais e internacionais de Detectores de Metais.
Após a calibração dos Detectores de Metais, nós realizamos a emissão de certificados que seguem todas as normas RBC e garantem o bom funcionamento do equipamento. Além da emissão desse certificado, com o objetivo de garantir a rastreabilidade é enviado também o cerificado de todos os padrões utilizados. Sempre mantendo todo o histórico de calibrações anteriores. Essa é a única forma segura e legal de garantir que sua linha de produção seja compatível com as especificações de cada produto.
As nossas calibrações de Detectores de Metais são realizadas in-loco e atendemos todas as regiões do Brasil. Sendo assim, oferecemos se necessário, orientação aos operadores quanto ao funcionamento e ajustes básicos. Pensando em melhor atender nossos clientes, oferecemos também, de forma gratuita, suporte técnico 24h via WhatsApp.
As maiores industrias do Brasil confiam em nosso trabalho, venha você também participar do Grupo. Contate-nos agora pelo E-mail: comercial@grupocij.com ou ligue (47) 3801-1997.
